quinta-feira, 10 de junho de 2010

Conceito e Divisão da História

Pode-se conceituar História como a narração crítica dos fatos da humanidade.
Para facilitar o estudo da História, costuma-se dividi-la em uma linha do tempo. A linha do tempo reparte a História em grandes período:
Pré-História
- compreende desde o surgimento do homem na Terra, há 3 milhões de anos , até a invenção da escrita, em 3500 a.C.
História Antiga-
é o período que se inicia com o surgimentoda escrita até o ano 476 d.C. (fim do Império Romano do Ocidente).
História da Idade Média-
é a designação dad à época entre a queda do Império Romano e a tomada de Constantinopla pelos turcos em 1453.
História Moderna-
é o período que se estende do fim da idade Média Até a Revolução Francesa (1789).
História Contemporânea- é o período que se costuma contar a partir de 1789, da Revolução Francesa até nossos dias.
Esses dados servem para facilitar o estudo da História , mas é importante saber que a História é um processo dinâmico, contínua transformação e para o qual todos os seres humanos contribuem.

Local do texto: Livro da História Geral ( Silvana Lima )

Postado Por : Tamara

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Historia das cidades Pré antiquidade

Durante a pre -história, os homens eram primariamente nômades, movimentando-se de uma região para outra constantemente, em busca de água e alimentos. Entre 13 a 10 mil anos atrás, várias civilizações começaram a dominar a técnica da agricultura e da pecuária. As civilizações que dominaram estas técnicas passaram a criar centros mais densamente habitados, como centros de comércio e defesa locais assim, as primeiras vilas apareceram - quase sempre em torno de rios e lagos, dado a necessidade de irrigação. A grande maioria dos habitantes de vilas neolíticas trabalhavam na agricultura e na criação de animais domésticos. Este processo foi mais acelerado na Mesopotâmia, onde as primeiras vilas neolíticas e áreas urbanas foram criadas.

A organização destas vilas neolíticas era simples, e não haviam líderes. A pequena população destas vilas, quase nunca acima de mil pessoas, permitiu aos habitantes destas vilas fazer decisões em conjunto. A maioria dos habitantes destas vilas passaram a ficar contra roubos e violência físicas, e aplicando punições aos que cometiam estes crimes. Não existiam leis e líderes. Pessoas de uma dada comunidade respeitavam outros membros da comunidade, esperando em troca serem respeitados. A diferenciação em classes era inexistente.

Entre 8000 a.C e 3500 a.C, algumas destas vilas neolíticas haviam prosperado, tendo evoluído em pequenas áreas urbanas com alguns milhares de habitantes.

Postado pela: thalyssa

Sobre a esplicação que o professor vitor fez pesquisei mais coisas e postei n o blog

O siti: http://pt.wikipedia.org/wiki/História_das_cidades#Hist.C3.B3ria_das_cidades